sábado, 20 de agosto de 2011

       Depois de ouvir de Eduardo Galeano que ele escreve por dezoito horas seguidas até que seu cachorro lhe convença que é hora de sair para caminhar, resolvo que não mais esperarei pela minha inspiração. Eu caminharei a procura dela. E quando a encontrar será necessária coragem para encará-la.
     Na mesma entrevista, Galeano também diz algo sobre a sua escolha de viver em um lugar bom para caminhar e para respirar. Isto me fez refletir sobre o fato de que para respirar é necessário o movimento de inspirar. E eu que procurei seguidas vezes o ottorrinolaringologista com a queixa de que achava a minha respiração ineficiente, até cirurgia no nariz eu fiz, mas nunca me senti satisfeita com a quantidade de ar que costumo inspirar.
    Os profissionais da saúde recomendam: "Para uma caminhada saudável é necessário respirar adequadamente". Porém eu farei o inverso, caminharei para aprender a respirar, ainda que passe por tonturas e descompassos.
     Caminhando com os dedos sobre o teclado, neste lugar onde "Então escrevo", talvez conquiste um pouco mais da força necessária para inspirar, assim como para expirar, descartar tudo aquilo que não me cabe mais.
 
 
Recomendo o vídeo sobre a entrevista que citei. Assistam até o fim, sem expectativas. Vale a pena!
 
 
 
Respirar. (do lat. respirare) V. int. 1. Absorver o oxigênio do ar dos pulmões, nas brânquias, nas traquéias, na pele, e expelir o gás carbônico resultante das queimas orgânicas, depois de se realizarem as trocas necessárias para gerar a energia indispensável à manutenção da vida... 3. Ter vida; viver: O doente ainda respira. 4. Dar-se a conhecer; revelar-se, manifestar-se: Quando ela sorri, respiram a beleza e a simpatia de seu semblante. 5. Conseguir alguns momentos de descanso em trabalhos, aflições, dificuldades, etc. ; folgar: O trabalho não a deixa respirar. 6. Agitar-se, produzir-se (o vento); soprar. 7. Respirar: "Quem imaginará que se pegue de um homem dos campos, onde respira o ar livre e puro, para meter-lhe uns calções de corte  e fazê-lo dançar o minuete?(Machado de Assis, A Semana, II, p.21) 8. Ter cheiro de; recender a: Seu corpo respirava rosas. 9. Lançar fora; expelir, exalar: O vapor respirava fumaça. 10. Manifestar, exprimir, revelar; denotar; transpirar: A face do condenado respira tranquilidade; "Tudo respirava asseio" (Rebelo da Silva, De noite todos os gatos são pardos, p.84); 11. Mostrar desejos de: Os injustiçados respiravam vingança. 12. Gozar, fruir, desfrutar: respirar a liberdade. 13. Fig. Nutrir-se ou alimentar-se com: Os sábios respiram ciência. (NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO)

Sem comentários:

Enviar um comentário